segunda-feira, 15 de abril de 2013

Gestão Democrática

Olá!
Blog debate sobre gestão democrática, eleição de diretores nas escolas públicas e estaduais.

      Na Gestão Democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade, meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da Educação, assim como a compreensão e a aceitação do princípio de que a Educação é um processo de "emancipação humana". A democracia só faz sentido dentro da escola se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade. A Gestão Democrática tem que ser participativa para o exercício da cidadania.
         O maior desafio da Gestão Democrática é transformar as práticas escolares. Ainda hoje em alguns municípios a escolha de diretores é do poder executivo, como cargo comissionado, já nas escolas estaduais tem a participação de toda a comunidade escolar. Entendemos que a LDB 9394/96 tenta garantir uma administração escolar voltada para os interesses da maioria da população. Juntos é mais fácil encontrar caminhos para o ensino/aprendizagem.







5 comentários:

  1. Na minha opinião,a escolha de diretores das escolas
    deve ter a participação de toda a comunidade escolar para que a gestão democrática esteja fundamentada nos princípios da descentralização,participação e transparência.

    Lindinalva

    ResponderExcluir
  2. Apartir de conhecimentos obtidos, acredito que a escolha de diretores deve ser feita através de eleições democráticas, sendo assim feita de uma maneira mais justa.
    Tendo assim a participação de todos que fazem parte da instituição escolar: desde os pais, a comunidade, os professores, os funcionários de todas modalidades que trabalham na instituição, do corpo docente. Deste modo será uma escolha em que ninguém fique insatisfeito.

    Andrielly Aparecida Totola

    ResponderExcluir
  3. Concordo, esta é uma escolha que deve ser tomada pelas pessoas mais interessadas

    ResponderExcluir
  4. A Eleição do diretor escolar, funciona pela via de eleições direta e com a participação da comunidade. A seleção é ligada diretamente à democratização da educação e da escola, e sempre visando a participação das famílias para o processo de gestão da educação de seus filhos.

    Samara

    ResponderExcluir
  5. Sabemos que a LDB veio para garantir uma administração escolar voltada para a maioria da população.
    Concordo com minhas colegas que a eleição de diretores deve ser feito de maneira justa e democrática onde todos da comunidade escolar devem votar.

    Isamira Sotele Repke

    ResponderExcluir